A Festa das Cruzes deixa no turista a vontade de regressar

O presidente da ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, João Albuquerque, sublinha a importância da Festa das Cruzes para a implantação da marca Barcelos que passa por incutir no visitante o desejo de regressar a Barcelos.

Qual a importância da Festa das Cruzes para a economia local?
É enorme. É a melhor promoção da cidade. Traz quase meio milhão de pessoas, é um cartaz de características internacionais e dá uma imagem única da cidade. É uma boa aposta financeira do Município e das entidades que com ele colaboram. Dando esta imagem ao turista, ele fica com vontade de repetir Barcelos. Criar essa vontade de voltar à cidade vale muito dinheiro e as Cruzes respondem a esse desafio de deixar marca nos visitantes.
O comércio de rua e a restauração são os sectores que mais beneficiam?
Exatamente. Os cafés, os restaurantes, o comércio de rua e a pouca hotelaria que temos em Barcelos, pois neste período os hóteis ficam cheios. E voltava a insistir na marca Barcelos, porque o regresso de um turista ou visitante, já será com menos gente e menos pressão na mobilidade e vai despender mais tempo e dinheiro em compras no comércio local.

A marca Barcelos também é muito referida pela Câmara. Município e ACIB estão em sintonia?
Desde sempre, é essa a mensagem que há muitos anos defendemos. Contrariamente a outra vozes que acham que despender verbas neste tipo de animação é deitar dinheiro fora, nós dizemos que Barcelos precisa de se afirmar e a Festa das Cruzes é o nosso expoente, todo o esforço é positivo e tem retorno económico.
As esplanadas vieram embelezar a cidade, são também uma mais-valia para o turista?
Isso existe porque foi um pedido da ACIB à Câmara Municipal. É um ponto fulcral que mostra que quando as entidades são capazes de se ouvirem e partilharem um objectivo comum de melhoria do território onde estão envolvidas se obtêm resultados magníficos. Há um Barcelos antes e dpeois das esplandas, que são grauitas. Foi um pedido da ACIB que a autarquia acolheu. Barcelos não tem nada que ver com o Barcelos antes de haver tantas esplanadas. A carga burocrática é menor, o custo é zero e isso motiva o empresário a investir.

O arraial noturno na Alameda das Barrocas, exclusivamente com bares do concelho, atrai público mais jovem. Há uma marca Barcelos para os mais jovens?
Exatamente. Acima de tudo, é importante agregar várias gerações e há uma vantagem competitiva nisso, porque diferencia-nos em relação a outras festas na região. Temos capacidade de distinção ao atraiar a população mais jovem e isso terá reflexos nos próximos anos. Daqui a uns quem agora vem ao Bamos às Cruzes virá à festa. Chama-se apostar no tempo e dá frutos em 10, 15, 20 anos.

Que apelo deixa a quem vem às Cruzes?
Usufruam, divirtam-se e façam compras no comércio tradicional.

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