Câmara apresenta acordo com Águas de Barcelos. Oposição critica

O presidente da Câmara de Barcelos apresentou ontem aos vereadores, partidos representados na Assembleia Municipal e presidentes de Junta o acordo alcançado com os acionistas da Águas de Barcelos, que consiste na aquisição do Município de 49% do capital da empresa por cerca de 40 milhões de euros.

O presidente da Câmara esteve acompanhado pelos autores dos estudos de viabilidade económica e financeiras de três propostas: o resgate da concessão por mais de 90 milhões milhões, a aquisição de 75% do capital da Águas de Barcelos por 37 milhões e a aquisição de 49% por cerca de 40 milhões.

Esta última é a solução defendida por Miguel Costa Gomes e que será votada já na sexta-feira em reunião de Câmara.

Contactado pela Rádio Cávado, Domingos Pereira diz que precisa de avaliar os estudos de viabilidade económica e financeira antes de tomar uma decisão: “Tenho uma posição e participei em negociações. Agora tenho que ver o resto dos documentos para tomar uma decisão definitiva. Têm que me fornecer as peças que foram acordadas entre as partes para poder fazer um juízo objetivo. [Na reunião] só falaram dos modelos, mas não falaram em mais nada, objetivamente não se sabe mais nada, tenho que aguardar que me enviem os documentos para análise”.

Quem também ainda não tem decisão tomada é o  vereador do MIB, Manuel Marinho, defendendo que a proposta devia ser apresentada com maior antecedência: “O presidente da Câmara numa Assembleia Municipal disse que iria juntar os líderes municipais, vereadores e presidentes de junta, para expor o estudo comparativo entre três propostas sem ter uma conclusão fechada. Ontem foi levado lá a certeza de uma das três alternativas com o objetivo de que as pessoas levantassem dúvidas. Não é dúvida sem fazer o trabalho de casa e sem ter o estudo de viabilidade económica ter dúvidas sobre uma questão tão complexa”.

José Ilídio Torres, deputado do Bloco de Esquerda, sublinha que o partido defende a remunicipalização e por isso votará contra a proposta do presidente da Câmara na Assembleia Municipal: “O BE é a favor da remunicipalização da água e, a consumar-se este cenário, quando a proposta for discutida na Assembleia Municipal o Bloco votará contra”.  

O PCP também só aceita o resgate da concessão na integra, Mário Figueiredo acrescenta que Costa Gomes está a tentar desresponsabilizar, uma vez que as autárquicas estão à porta: “No fundo o que o presidente tenta com isto é orientar determinados presentes para uma determinada intenção de voto e depois ir para a campanha eleitoral desresponsabilizado. Ou seja, dizer que arranjou uma solução e se for aprovada dizer que a solução foi conseguida; se for chumbada diz que não existe uma solução porque a oposição assim não o entendeu. O que existe não é a solução deste contrato ruinoso, é voltar à estaca zero, é voltar a 2009”. 

Apesar das tentativas, não foi possível obter uma reação do líder do PSD, José Novais. 

Deixe um comentário