Passadeiras inteligentes chegam a Braga

A Câmara Municipal de Braga vai implementar um sistema de passadeiras inteligentes na cidade. A primeira a receber o projeto foi a Rua Conselheiro Bento Miguel, na freguesia de São Vicente, no âmbito do projeto BUILD, financiado pelo Fundo Ambiental.

A passadeira inteligente consiste num sistema de sensores instalados na própria passadeira e na torre “Omniflow” associada. A torre permite uma iluminação da passadeira, que à passagem de um peão, o sistema inteligente ativa automaticamente a iluminação do pavimento e a iluminação superior, aumentando a visibilidade da passadeira para os condutores.

Para além desta aplicação, a torre “Omniflow” é um equipamento multifuncional que permite adicionar as seguintes funcionalidades: iluminação inteligente, vigilância, pontos de carregamento de bicicletas eléctricas, sensores de tráfego, sensores ambientais ou comunicação com a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade no âmbito do Laboratório Urbano para a Inovação.

De acordo com o Município, estão previstas a criação de 61 travessias inteligentes e intervenções em 81 atravessamentos, de modo a aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária nos principais acessos às escolas. Prevê-se ainda a intervenção em 19.000 metros quadrados de passeios.

Deixe um comentário