Município de Barcelos diz que prestou “toda a colaboração” à PJ

O município de Barcelos afirmou ter prestado “toda a colaboração solicitada pelos inspetores” da Polícia Judiciária que esta quarta-feira estiveram a fazer buscas na câmara, no âmbito da operação “Rota Final”.

Em comunicado, o município, de maioria PS, acrescenta que aguarda “com serenidade” o desenrolar do inquérito.

A Polícia Judiciária (PJ) realizou, esta quarta-feira, buscas em 18 câmaras municipais do Norte e Centro de Portugal relacionadas com um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública, informou fonte policial.

A operadora de transportes públicos Transdev foi uma das visadas nas buscas.

A operação, com o nome de código “Rota Final”, incluiu também buscas em entidades públicas e empresas, sendo realizadas pela Diretoria do Norte da PJ, com o apoio de vários departamentos de investigação criminal e da Diretoria do Centro, no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.

Ao todo, foram 50 as buscas realizadas, envolvendo 200 elementos da Polícia Judiciária – inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.

As 18 câmaras municipais alvo de buscas foram as de Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca.

“Mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional com intervenção de ex-autarcas a título de consultores, beneficiando dos conhecimentos destes, terão sido influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público”, afirma a PJ, em comunicado a propósito deste caso.

Também no recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento, ainda segundo a PJ.

Segundo o comunicado da Câmara de Barcelos, os inspetores do PJ estiveram nos Paços do Concelho entre as 10:00 e as 12:30, com vista à realização de diligências no âmbito da operação denominada “Rota Final”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial do município escusou-se a quaisquer outros esclarecimentos sobre as buscas.

Notícia Agência Lusa

Deixe um comentário