Barcelos assina protocolo com Cidades Criativas Portuguesas

O Município de Barcelos subscreveu o protocolo informal entre as cinco Cidades Criativas Portuguesas da UNESCO, com a assinatura de um documento de compromisso, numa sessão realizada esta quarta-feira, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.
Os representantes dos municípios de Amarante, Barcelos, Braga, Idanha-a-Nova e Óbidos oficializaram o protocolo que vem afirmar a sua presença na rede internacional de cidades criativas da UNESCO e fortalecer a colaboração entre eles a nível nacional. Comprometem-se a estimular em conjunto uma série de atividades a longo prazo, destacando-se o desenvolvimento de um evento conjunto para celebração da criatividade; a colaboração na organização de uma conferência nacional bienal sobre cidades criativas; potenciar parcerias ou projetos no contexto das cidades criativas que envolvam a comunidade académica, como universidades, politécnicos e outras entidades ligadas à investigação; procurar fundos nacionais e internacionais para desenvolvimento de projetos conjuntos.
Para José Beleza, vereador que representou o Município de Barcelos, “este é um dia especial para Barcelos e para a rede de cidades da UNESCO. É um orgulho pertencer a esta rede, contribuir para o desenvolvimento não só no nosso território, mas também permitir que outros povos e outros territórios sigam esta senda de desenvolvimento”.
Foto: CM Barcelos
O vereador referiu ainda que Barcelos, “especificamente no artesanato, dará o seu contributo, mas esse contributo só tem sucesso se for articulado com os outros concelhos que fazem parte desta rede”.
Na sua intervenção, o Presidente de Câmara Municipal de Braga salientou que “é muito importante aquilo que hoje estamos aqui a viver, pois há dois anos vivíamos o sonho, nomeadamente, Amarante, Barcelos e Braga, de sermos reconhecidas cidades criativas da UNESCO”.
Para Ricardo Rio, “após receber esta classificação da UNESCO vemos a importância que este título pode representar para um determinado território, mas também aquilo que está na sua base que é a aposta na cultura enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável”.
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico no seu desenvolvimento. Em todo o mundo há atualmente 180 cidades criativas, das quais cinco são portuguesas: Amarante (Cidade Criativa da Música), Barcelos (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Braga ( Cidade Criativa das Media Arts), Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música) e Óbidos (Cidade Criativa da Literatura).
A 31 de outubro de 2017, Barcelos foi a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de cidades criativas na categoria do Artesanato e Arte Popular.