Barcelos celebrou Dia Municipal da Igualdade

O Município de Barcelos aderiu à Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades, que decorreu entre 17 e 24 de outubro, sob o tema ” Igualdade, Participação e Inclusão”.
Assinalando-se no dia 24 de outubro o Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Barcelos comemorou a efeméride com uma campanha de sensibilização tendo sido colocadas mensagens alusivas ao tema em bancos no centro da cidade, de forma a chamar a atenção à comunidade em geral.
Recorde-se que em junho do presente ano o Município assinou um  Protocolo de Cooperação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), de onde resulta o Projeto “Cávado + Igual”, abraçado pela CIM Cávado e pelos parceiros que a integram.
Este protocolo vem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade e não discriminação. Alinhado com a visão abrangente e multissetorial da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), o Município pretende intervir nas seguintes áreas: promoção da igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combate de todas as formas de violência contra as mulheres e violência doméstica, incluindo a violência no namoro e as práticas tradicionais nefastas, como a mutilação genital feminina e os casamentos infantis, precoces e forçados, e a prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.
Barcelos tem vindo a desenvolver um trabalho significativo no combate à violência e na promoção da igualdade e não discriminação, na criação de sinergias com os parceiros da Rede Social.