Lamego vai divulgar obra de D. Pedro Afonso, Conde de Barcelos

A cidade de Lamego vai acolher o projeto MELE, que irá realizar várias iniciativas com vista a homenagear a figura de D. Pedro Afonso, tendo como lema “Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal”. A Câmara Municipal de Lamego apresentou a iniciativa no passado fim de semana.

A primeira ação que pretende chamar a atenção para a importância histórica desta figura será a exposição “Vida e Obra de Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim”, patente ao público na Galeria do Solar da Porta dos Figos que circulará depois, em regime de itinerância, pelas escolas da região de Lamego.

“A Câmara Municipal tem todo o interesse e empenho em aprofundar a parceria com o projeto MELE. Por isso, posso anunciar que esta parceria de colaboração será selada através de um acordo que nos aproxime a todos e seja um sinal capaz de unir forças”, afirmou Ana Catarina Rocha, vereadora da Cultura do município lamecense.

Filho do Rei D. Dinis, D. Pedro Afonso escolheu Lalim, no concelho de Lamego, como local de residência durante mais de 30 anos, apesar de ter sido feito Conde de Barcelos. Foi em Lalim que engendrou e realizou a parte mais copiosa da sua obra, nomeadamente o famoso “Livro das Cantigas”, tendo-se feito sepultar em S. João de Tarouca.