Minho recebe maior concurso europeu para jovens chefes de cozinha

O congresso internacional de jovens chefes realiza-se em 2020, pela primeira vez, em Portugal, e logo na região do Minho, anunciou na última semana a organização do evento.

O European Young Chef Awards (EYCA), que decorreu este ano em Rhodes, na Grécia, virá assim para a região minhota, não se sabendo ainda qual a cidade ou vila que o irá acolher.

O anúncio foi feito pelo presidente do International Institute of Gastronomy, Art and Tourism(IGCAT), Diane Dodd, destacando a “riqueza e diversidade” da gastronomia minhota para comprovar a escolha. Diane Dodd destacou ainda a capacidade minhota de  “adaptar as receitas tradicionais em pratos inovadores”.

Este concurso incentiva os jovens chefes de cozinha a apresentarem receitas tradicionais dos locais de onde vêm, com ingredientes locais e saudáveis, apoiando-se em agricultores e produtores da região onde vivem.

O evento incentiva os jovens chefes a apresentar as receitas tradicionais e inovar os pratos das regiões apenas com ingredientes locais de cada país. Cada participante tem que escolher uma receita familiar e usar apenas alimentos locais e saudáveis, apoiando-se em agricultores e produtores locais das suas regiões.

“É [Minho] uma das regiões mais tradicionais da Europa. Ao mesmo tempo, inspira estes jovens chefes a criarem novas interpretações das suas receitas, com os bons produtos, a variedade de vegetais, os animais que têm. Queremos mostrar e celebrar isso. O EYCA será uma oportunidade para manter a cultura minhota viva”, referiu a presidente do IGCAT.

O evento irá decorrer no final de 2020 no Minho e organização será da responsabilidade do Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.

“É com muito orgulho que vamos receber em 2020 o evento que preserva a gastronomia tradicional europeia. Somos uma região com raízes muito fortes e acho que isso pesou na decisão do IGCAT”, referiu Joana Peixoto, do Consórcio Minho Inovação.

“É a primeira vez que o nosso país recebe o evento desta importância. O Minho é sabor, é alma, é rústico, mas com pleno sabor. Queremos mostrar uma região autêntica mas também vanguardista”, acrescenta Rafael Oliveira, também elemento da organização.

(Notícia Agência Lusa)