Festival Barca Celi regista este fim-de-semana o maior número de participantes

A 14ª edição do festival Barca Celi, organizado pela Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, realiza-se esta sexta-feira e sábado, no Teatro Gil Vicente e no Auditório de São Bento Menni.

Os dois dias de festival trazem a Barcelos várias tunas portuguesas. Na sexta-feira, a partir das 21h30 o palco do Teatro Gil Vicente recebe a noite de serenatas, com entrada livre. A noite termina com uma festa em conjunto com a gerência do Concilivm Bar de Barcelos, com a apresentação dos Toque Social, um grupo de Samba de Roda.

No sábado, é a vez do Auditório de São Bento Menni – Casa de Saúde São João de Deus – receber as tunas participantes neste evento, a partir das 21h30.

O festival deste ano tem como mote o “Tuniculousness” que surge da ideia de apresentar no festival um formato semelhante ao programa da MTV “Ridiculousness”. Neste sentido, e como as “Tunas têm os seus tesourinhos, vão ser abordadas certas temáticas sobre as tunas participantes e passados alguns vídeos relacionados com o conhecimento e amizade entre as tunas participantes e a TAIPCA”, adianta o Magister da TAIPCA, Rui Costa. Para tornar a ideia ainda mais real, o festival conta também com um apresentador e dois hots, à semelhança do programa original da MTV.

O festival conta com a presença da Azeitona da Universidade do Minho, da Estudantina Universitária de Lisboa, da Tuna Templária de Tomar, da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto e da Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto. Já convidadas a extraconcurso estarão presentes a Tuna Mista do IPCA que abre o festival, Tuna Feminina do IPCA que inicia a segunda parte e a Tuna Académica do IPCA que termina o festival com a sua atuação e entrega de prémios.