IPCA lança Orçamento Participativo, projeto pioneiro em instituições de ensino superior

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) apresentou, na tarde desta quinta-feira, o Orçamento Participativo da instituição. O objetivo é que a comunidade estudantil apresente uma proposta até 10 mil euros.

Na sessão de apresentação, que se realizou na Biblioteca José Mariano Gago, no campus do IPCA em Barcelos, a presidente Maria José Fernandes explicou como surgiu este projeto pioneiro e de grande importância para os estudantes.

Também João Pereira, presidente da Associação Académica do IPCA, realçou a importância do Orçamento Participativo.

O Orçamento Participativo contribui para a aprendizagem de práticas de participação cívica, para o aumento do sentido de responsabilidade social dos estudantes e permite ainda o desenvolvimento de competências como colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e literacia financeira.

As propostas podem ser apresentadas via online, de 7 a 27 de novembro. Cabe depois ao júri deliberar todas as propostas, escolhendo as que seguem para a votação pública estudantil (de 3 a 17 de dezembro). A proposta final é apresentada no dia em que o IPCA comemora 25 anos, a 19 de dezembro.