José Maria Cardoso e Alexandra Vieira querem saber o número de funcionários nas escolas

Em conferência de imprensa em Braga, os deputados eleitos do Bloco de Esquerda Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, divulgaram a iniciativa que o partido tomou de endereçar requerimentos parlamentares a todos os agrupamentos de escolas e a escolas não agrupadas do distrito, para saber o número total de funcionários.

O pedido surge depois de Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, criticar a falta de funcionários nas escolas e apontar que o primeiro período não pode ficar perdido porque o governo não contrata assistentes e exigiu “mecanismos expeditos para dotar as escolas dos 3.000 funcionários que faltam”.

Os deputados referiram que a falta de assistentes operacionais já levou ao encerramento pontual, no início do ano letivo, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, e da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos.

José Maria Cardoso e Alexandra Vieira acusaram o Governo de “não efetuar a contratação de funcionários para as escolas, prevista no Orçamento do Estado de 2019”.