Barcelos recebe 9º Encontro de Bibliotecas este fim-de-semana

“Leitura, Oportunidades e Desafios” são as palavras de ordem do 9º Encontro de Bibliotecas de Barcelos, que decorre esta sexta-feira e sábado, na Biblioteca Municipal, organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.

Este ano subordinado ao tema “Bibliotecas em Linh@ – Leitura, Oportunidades e Desafios”, o programa tem início às 14h00 desta sexta-feira, com a habitual sessão de abertura presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.

Neste encontro, merecem destaque as conferências “O prazer da leitura e a educação literária”, com Cândido Oliveira Martins, “Como Educar a Geração Móvel”, com Adelina Moura e Benita Prieto, “Do escritor à Biblioteca. Como fazer leitores?”, com José Fanha e Manuela Mota Ribeiro.

O programa de sexta-feira termina com a apresentação, pelas 21h30 horas, do livro “O Beco da Liberdade”, de Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e ex-ministro da Justiça.

No sábado durante o dia realizam-se diversos workshops, com a participação de Paulo Coelho Castro, Benita Prieto, Adelina Moura e António Pires. O programa encerra às 21h30 com o recital e tributo a Eugénio de Andrade, “Nocturno a duas vozes”, com Rui Fernandes (saxofone) e Alberto Serra (seleção de poemas e voz).

O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas e reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias áreas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, etc), procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e à sua promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos.