Projeto LaserNAVI do IPCA selecionado como um mais inovadores e com maior potencial económico

O projeto LaserNAVI, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), foi selecionado por um júri internacional de especialistas, como um dos cinco projetos mais inovadores e com maior potencial económico da competição Kuka Innovation Award 2019.

O projeto consiste num robô colaborativo baseado em inteligência artificial para o tratamento laser de lesões vasculares.

A seleção surge da competição internacional de robótica médica KUKA Innovation Award 2019. Cada equipa finalista teve acesso, durante 1 ano, a um robô KUKA LBR Med para desenvolver os seus projetos. Durante este período, beneficiaram também, de formação na sede da empresa na Alemanha e acompanhamento técnico por especialistas da KUKA. Os projetos finalistas vão ser apresentados de 18 a 21 de novembro, na principal montra de dispositivos médicos do mundo, a MEDICA em Düsseldorf na Alemanha. O projeto vencedor receberá também um prémio no valor de 20.000 €.

O consórcio liderado pelo 2Ai-IPCA, com coordenação técnica de João L. Vilaça, visa combinar conceitos de inteligência artificial com a área da robótica colaborativa para melhorar a identificação e tratamento de lesões vasculares por aplicação laser. A orientação clínica deste projeto está a cargo do cirurgião cardiotorácico António Lúcio Baptista e apresenta a seguinte equipa de investigadores, Bruno Oliveira (investigador 2Ai-IPCA e ALGORITMI-UM – aluno de doutoramento deste projeto), Pedro Morais (investigador 2Ai-IPCA), Fernando Veloso (investigador 2Ai-IPCA), António Moreira (investigador 2Ai-IPCA), Reinaldo Ribeiro (empresário da área da robótica), e Jaime Fonseca (investigador ALGORITMI-UM e co-coordenador).