Natal chega até a Barcelos a partir deste fim-de-semana

Barcelos entra no espírito de Natal a partir deste sexta-feira, com a inauguração da exposição “Presépio, uma imagem, várias interpretações”, e que estará disponível na Torre Medieval e no Posto de Turismo até 6 de janeiro.

O fim-de-semana conta também com a 10ª edição do Concurso Barcelos Doce, que promove a excelência dos Doces Tradicionais de Natal, como o bolo-rei, o pão de ló e o tronco de Natal, confecionados pelas pastelarias, padarias e confeitarias do concelho de Barcelos.

Pelas ruas da cidade, de 7 de dezembro a 5 de janeiro, não faltarão espetáculos musicais e arruadas com as “Oferendas ao Menino Jesus”, visitas musicadas à Biblioteca Municipal, Torre Medieval, Museu de Olaria.

Nas igrejas da cidade, vão ecoar cânticos de Natal, com os concertos de Natal pelo Coral Magistrói (8/12, Igreja do Terço |17h), Conservatório de Música de Barcelos (14/12, Igreja Matriz de Barcelos |21h30), Orquestra da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira e Coro (21/12,  Igreja da Santa Casa Misericórdia |16h30), Coro de Câmara de Barcelos e Orquestra Barcina (21/12, Igreja Matriz de Barcelos |21h00) e Academia de Música de Viatodos (22/12, Templo do Bom Jesus da Cruz |17h30).

Para os mais novos, a aldeia Natal será o ponto de atração, com canhões de neve (7 a 24 /12), comboio Natal (7 a 24/12), insufláveis, distribuição de pais natais de chocolate e de balões, a chegada do Pai Natal (22/12), numa parceria do Município de Barcelos com a  ACIB. Em tempo de pausa escolar, podem, ainda, divertir-se nas Férias de Natal promovidas pelo Município, que aliam atividades lúdicas e desportivas no Pavilhão Municipal, no Museu de Olaria, na Galeria Municipal de Arte, na Biblioteca Municipal e na Casa da Juventude. As inscrições poderão ser feitas através do formulário disponível em: https://buonline.cm-barcelos.pt/.

O Theatro Gil Vicente tem também uma programação especial de Natal com principal destaque para o teatro infantil, mas o cinema e a música não deixarão de estar presentes.

O ‘Portanheiro’ tem reservado o Jardim Velho, no dia da consoada (24/12), a partir das 17h, para todos os barcelenses brindarem ao Natal com um cálice de vinho do Porto.

Os barcelenses podem ainda desfrutar da festa de passagem de ano com muita música e DJ´s, no Pavilhão Municipal, e de um grandioso espetáculo de fogo de artifício no Largo da Porta Nova.

Porque são as luzes, os presépios, os workshops, a chegada do Pai Natal que convidam nesta quadra a visitar Barcelos, a celebrar e a viver o espírito de Natal pelas ruas da cidade.