Foto: DR

Portugueses entregam toneladas de alimentos e água a vítimas dos fogos na Austrália

Um grupo predominantemente de portugueses entregou este domingo toneladas de alimentos, água e outros víveres numa zona a sul de Sydney para apoio a comunidades afetadas pelos incêndios florestais que têm afetado a Austrália.

“Começou com uma ideia e um ‘post’ no Facebook e depois foi crescendo”, contou à Lusa Ricardo Marques, 41 anos, que vive desde os 12 em Sydney, para onde imigrou, de Portugal, com os pais.

Marques contou à Lusa que a ideia começou na família e amigos, mas que rapidamente foi crescendo, com as redes sociais a levarem muitos desconhecidos a entregar comida, água, fraldas e outros bens para apoiar populações afetadas.

Mais de uma dezena de camiões, entre 10 e 12 carrinhas, algumas com atrelados e outros carros seguiram, este domingo, em coluna desde os arredores de Sydney para a zona de Bateman’s Bay, na costa sul de Nova Gales do Sul.

O grupo de portugueses diz que foi apenas um gesto de solidariedade e sublinha o facto de se terem juntado à iniciativa “pessoas que nem sequer conhecia”, mas que quiseram apoiar, permitindo juntar 30 toneladas de material.

“Tinha camiões para levar as coisas e por isso pensei em pôr uma mensagem no Facebook a ver se alguém queria contribuir, ajudar”, disse.

“Houve muita gente que foi ao nosso armazém levar coisas. Pessoas que não conheço, que não sei quem são sequer. Deixaram comida enlatada e outras coisas. Reunimos tudo e hoje fomos entregar”, explicou.

A coluna de veículos descarregou o material doado junto de um dos pontos estabelecidos próximo de Bateman’s Bay, a sul de Sydney.

“O exército vai agora distribuir tudo a pessoas em algumas zonas muito afetadas, mais remotas”, disse.

A viagem permitiu ver algumas das zonas destruídas pelos fogos que em todo o país já causaram 28 mortos, destruíram mais de 2.200 casas e queimaram uma área maior que Portugal.

“É uma destruição devastadora. São os maiores fogos de que me lembro aqui”, disse.

Ricardo Marques explicou que ainda está a pensar se fará ou não uma segunda recolha, visando especialmente apoio a animais – estima-se que foram mortos mais de mil milhões de animais em todo o país.

Hoje a coluna deixou já mais de 250 litros de combustível para apoiar o jardim zoológico perto de Bateman’s Bay, que está a sentir grandes dificuldades para apoiar os animais no parque e na região.

(Notícia Agência Lusa)