Vila Verde quer-se juntar ao estudo prévio de ligação de mobilidade entre o Quadrilátero Urbano

A Câmara Municipal de Vila Verde manifestou, esta segunda-feira, a intenção de integrar o estudo prévio da ligação de mobilidade entre as quatro cidades do Minho, denominadas de ‘Quadrilátero Urbano’, que junta Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos, através de uma ferrovia.

Numa nota de imprensa, a autarquia admite que “quer integrar o projeto de ligação destes quatro grandes centros urbanos”.

A nota relembra a “considerável dimensão territorial e demográfica do concelho de Vila Verde, bem como das suas potencialidades naturais e humanas”, tal como o “intenso fluxo rodoviário, sobretudo na zona sul do território” e “o dinamismo económico e cultural em curso”.

Os vilaverdenses querem ainda a “proximidade e inter-relacionamento com outros Municípios envolvidos, mormente com o Município de Braga, assim como aos movimentos rodoviários estabelecidos entre estas localidades, geradores de fortes constrangimentos nos acessos quer à cidade de Braga, quer ao concelho de Vila Verde, de que resultam consequentes efeitos ambientais negativos que é preciso combater em benefício do futuro”