Foto: DR

Governo anuncia redução nas portagens da A28

As portagens situadas na Autoestrada n.º 28 (A28), que liga Porto a Caminha, vão ser alvo de um desconto, anunciou, esta sexta-feira, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

“A ideia é trabalharmos num modelo de desconto de portagens para o interior e, também, para a Via do Infante [A22] e para a A28”, disse Ana Abrunhosa, no final da audição parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020, que decorreu ao longo das últimas cinco horas, na Assembleia da República.

A responsável pela pasta da Coesão Territorial, afirma que está “para breve” a implementação de descontos nas portagens das autoestradas.

“Não está em causa abolir as portagens, está em causa reduzir as portagens”, assegurou, explicando que a proposta de redução das portagens se encontra ainda em fase estudo por parte de um grupo que analisa “prioridades” e “vários cenários para a redução gradual das portagens”.

Ana Abrunhosa lembrou que esta era uma promessa do Governo, e que este novo grupo de trabalho está a dar “máxima das prioridades a este assunto”, “baseado em descontos de quantidade e descontos nos dias de descanso”, assegurando que o desconte não abrange apenas os fins de semana.

“Gostaríamos muito que nos dias de descanso o desconto tivesse algum impacto, que beneficie os utilizadores frequentes, bem como aqueles que visitam o território”, disse, aduzindo que “os impactos de uma pequena redução são sempre significativos”.

Ana Abrunhosa reforça que este é “um sinal político para estes territórios e que se sinta no bolso das pessoas”.

“Não posso comprometer-me com datas, não posso comprometer-me com percentagens [de desconto], porque isso terá que ser anunciado em conjunto pelo grupo trabalho”, finalizou.

(Notícia Agência Lusa)