Jovem suspeito de matar pai à machadada em Pereira acusado de homicídio

O Ministério Público de Guimarães acusou Pedro, o jovem de 16 anos, suspeito de matar o pai à machada em Pereira, em julho de 2019, de homicídio e arrisca uma pena que pode ir dos seis aos 12 anos de prisão.

O caso que aconteceu a 26 de julho de 2019, viu Adélio Ribeiro, de 52 anos, a ser encontrado sem vida, em casa, na freguesia de Pereira, Barcelos, depois de ter chegado no dia anterior de França.

Segundo a acusação, Pedro atuou “com raiva e violência extrema e desferiu, pelo menos, 17 machadadas na cabeça, no rosto, no peito, nos braços e nos órgãos genitais do pai, não dando qualquer hipótese de defesa”.

A procuradora defende que, apesar da conduta “altamente censurável” do arguido, “tem de se atender à violência física e verbal vivenciada pelo arguido, com reiteradas ofensas verbais e físicas, durante anos”.

Sustenta que o jovem terá sido vítima de tentativa de abuso sexual, “chegando a ser tocado pelo seu pai na zona das virilhas, sem justificação”.

A acusação indica ainda que Adélio Ribeiro tinha bebido durante a manhã e, na hora do almoço, insultou a mulher à frente do filho. Depois, a mãe saiu para o trabalho e Pedro esperou que o pai adormecesse para o atacar.