Foto: António Cotrim

Resulima vai investir 30 milhões de euros em 2020

O presidente da Empresa Geral de Fomento (EGF) disse na sexta-feira à noite, em Viana do Castelo, que a sociedade que gere os resíduos do Vale do Lima e Baixo Cávado vai investir 30 milhões de euros este ano.

“Hoje, a empresa tem um plano de investimentos de cerca de 30 milhões de euros quando fatura, por ano, cinco milhões de euros. É um investimento muito significativo”, afirmou Luís Miguel Lisboa, na Assembleia Municipal de Viana do Castelo.

O presidente do conselho de administração da EGF explicou que aquele montante está a ser investido na nova Unidade de Valorização de Resíduos Sólidos (UVRS), em construção na freguesia de Paradela, no concelho de Barcelos.

Barcelos vai ter novo aterro sanitário a partir de 2021 em Paradela

Luís Miguel Lisboa falava na sessão ordinária da Assembleia Municipal da capital do Alto Minho, iniciada na sexta-feira à noite e concluída já hoje, que, por proposta da comissão permanente daquele órgão autárquico, analisou o projeto da nova UVRS e avaliou o desempenho do atual aterro.

O designado Aterro Sanitário do Vale do Lima e Baixo Cávado funciona desde 1999, na freguesia de Vila Fria, em Viana do Castelo, e já deveria ter encerrado há uma década.

Aquela estrutura é gerida pela Resulima, sociedade que tem como acionistas as câmaras de Barcelos e Esposende, no distrito de Braga, e os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, no Alto Minho. Os sete municípios detêm 49% do capital e a Empresa Geral do Fomento (51%).