Foto: CM Barcelos

Município de Barcelos encerra ao público equipamentos e serviços

A Câmara Municipal de Barcelos encerra ao público vários equipamentos e serviços, a partir desta quinta-feira, por tempo indeterminado, como forma de prevenção ao Covid-19.

As decisões foram tomadas em reunião extraordinária do executivo municipal, ao final da tarde desta quarta-feira, que contou com a presença da Delegada de Saúde de Barcelos, Maria da Paz Luís, para esclarecer o executivo sobre a epidemia e as medidas apresentadas pela Direção Geral da Saúde quanto à prevenção e contenção do Covid-19.

Assim, o Município de Barcelos encerrou o Complexo das Piscinas Municipais e os Pavilhões Municipais de Barcelos, os museus e equipamentos culturais municipais, de todos os equipamentos de turismo, a Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal, a Casa da Juventude, o Albergue Municipal da Casa da Recoleta, todos os balcões de atendimento, exceto o Balcão Único. Também suspendeu atividades promovidas em espaços municipais, programas desportivos e culturais, visitas de lazer, turismo e a agenda do Teatro Gil Vicente, para além do acesso restrito aos edifícios municipais.

Para além das medidas agora tomadas, o Município tem ativado um Plano de Contingência nos serviços municipais que promove uma série de procedimentos para a operacionalização e implementação de medidas de prevenção tendo em vista o Coronavírus – COVID-19, seguindo as recomendações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Contudo, a Feira Semanal e o Mercado Municipal continuam abertos, mas com avaliação permanente. No dia 28 de fevereiro, a Câmara Municipal e em articulação com as escolas secundárias do concelho e a agência nacional do programa Erasmus, promoveram o regresso dos alunos e profissionais barcelenses que se encontravam no sul de Itália no âmbito daquele programa.

Também na passada semana, a Câmara Municipal suspendeu os programas de intercâmbio Erasmus + e Europa para os Cidadãos, uma vez que grande parte dos participantes nestes programas reside em países com áreas de risco de contaminação do novo Coronavírus. A Barcelos Sénior também encerrou atividades.