Foto: DR

Covid-19: Número de infetados confirmados em Portugal sobe para 112

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 112 em Portugal, anunciou, esta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 1.308 casos suspeitos, dos quais 172 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 5.7674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

No Norte do país contaram-se apenas nove casos novos em relação a ontem. Em Lisboa, os números dispararam, existindo 46 casos confirmados, mais 23 do que na quinta-feira.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando esta decisão com “níveis alarmantes de propagação e de inação”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou quase cinco mil mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 130 mil pessoas, com casos registados em mais de 100 países e territórios.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa (46) e das regiões Centro e do Algarve, ambas com seis.

(Notícia Agência Lusa)