Foto: DR

Empresário de Barcelos acusado de fraude fiscal qualificada superior a 1,6 milhões de euros

Um empresário de Barcelos, gestor de três empresas do ramo das madeiras, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de três crimes, por fraude fiscal qualificada superior a 1,6 milhões de euros.

Manuel vai, assim, ser julgado no Tribunal Judicial de Braga pelo crime de fuga ao Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) no valor de 960 mil euros e dedução indevida ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) no valor de 712 mil euros.

Segundo a acusação, o empresário gere as empresas MadSilva, de Tamel Santa Leocádia, Boa Madeira – Corte e Comercialização de Madeiras, de Vila Cova e Madeistock Unipessoal, de Neiva, Viana do Castelo.

Segundo o MP, a MadSilva passou à Boa Madeira faturas falsas, que não correspondia a qualquer venda de madeira ou de serviços prestados, num total de 2,48 milhões, entre os anos de 2012 e 2014. Com a Madeistock, houve também faturas falsas num valor de 1,9 milhões de euros.

A acusação salienta que estas duas sociedades foram criadas para efeitos fraudulentos, já que não tinham instalações, infraestruturas, bem como meios humanos, operários ou técnicos, segundo O Minho.