Barcelos com nove escolas abertas para receber filhos de profissionais de saúde e de segurança

A medida para deixar escolas abertas para receber os filhos de profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, para além de fornecer refeições a alunos carenciados, abrange também o concelho de Barcelos.

Assim, em Barcelos, as escolas que vão estar abertas são a Escola Secundária Alcaides de Faria, a Escola Secundária de Barcelos, a Escola Básica de Fragoso, a Escola Básica e Secundária Vale d’Este, a Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, a Escola Básica Gonçalo Nunes, a Escola Básica Rosa Ramalho e a Escola Secundária de Barcelinhos.

A Ordem dos Médicos já criticou a abertura das escolas para estes alunos, porque podem elas próprias contagiar ou ser contagiadas e foi isso que se pretendeu evitar com o encerramento.

A medida interposta pelo Governo é também de difícil concretização, visto que todo o pessoal docente e não-docente foi enviado para casa devido às recomendações da Direção-Geral de Saúde e, por isso, haverá auxiliares ou professores que terão de voltar para a escola.