Foto: EPA

Covid-19: Fase de mitigação é a mais grave de contágio

Os doentes da covid-19 vão passar sobretudo a ser seguidos no domicílio, numa altura em que Portugal está na fase de transmissão comunitária do novo coronavírus, e que cerca de 80% dos infetados deverão ter sintomas ligeiros.

Segundo a diretora-geral da Saúde, “os doentes vão passar a ser seguidos sobretudo no domicílio. Essa é a regra a partir de amanhã [quinta-feira]”.

Na conferência de imprensa diária que se realiza no Ministério da Saúde, em Lisboa, Graças Freitas explicou que “cerca de 80% dos doentes vai ter sintomatologia ligeira e conseguir ficar no domicílio, sendo acompanhado, obviamente, pelo seu médico e enfermeira e a saúde pública fará a sua parte para rastrear os contactos destes doentes”.

A diretora geral da saúde socorreu-se de uma regra percentual “80-15-05” para explicar a divisão dos sintomas por doentes infetados com covid-19.

Além dos 80% de infetados que sentirão sintomas ligeiros, os outros 15% serão doentes com “sintomas um bocadinho mais graves” e que devem ir “ao seu centro de saúde”, onde estará colocada “sinalética e terá áreas dedicadas para as pessoas que tenham covid-19” isolada de outros locais que tratarão as outras patologias.

(Notícia Agência Lusa)