Foto: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Professora de Aldreu e Fragoso condenada por dez crimes de maus tratos a crianças

O Tribunal de Relação de Guimarães confirmou a condenação de Olívia Magalhães, professora em Fragoso e Aldreu, acusada de dez crimes de maus tratos a crianças.

A notícia é avançada pelo Barcelos Popular, que indica que a condenação se mantém nos cinco anos de prisão, com pena suspensa por igual período.

A decisão do coletivo de 10 março diz ainda que a docente terá que pagar 15 mil euros de indemnização aos dez menores visados.

Contudo, a proibição de exercer funções públicas impostas pelo Tribunal Judicial de Barcelos foi levantada e Olívia Magalhães pode voltar a dar aulas.

Os crimes foram cometidos nas escolas primárias de Aldreu e Fragoso, entre 2009 e 2016, sobre dez alunos, com idades entre os 6 e os 10 anos.

Em declarações ao semanário barcelense, o advogado Álvaro Ribeiro, representante das dez crianças, disse que “o mais importante foi que ficou provado, e comprovado, que houve crimes de maus tratos aos alunos. Mas houve um entendimento diverso em relação à pena acessória, no entanto, aos alunos visados, a professora em causa não voltará a dar aulas”.

A professora batia nos menores, agredia-os na cabeça, puxava-lhes os cabelos e, em alguns episódios, terá baixado as calças aos alunos para lhes dar sapatadas nas nádegas, tudo em salas de aulas, para além de insultar os alunos.