Feira Semanal de Barcelos volta em pleno esta quinta-feira

A partir desta quinta feira, dia 28 maio, a Feira de Barcelos reabrirá com todas as atividades de venda ao público e com todos os feirantes. Depois da reabertura das atividades de venda de produtos alimentares no passado dia 07 de maio, a abertura da Feira é, agora, “total”, depois das restrições impostas pelo Estado de Emergência.

As condições para a reabertura total da Feira foram articuladas com os feirantes e com as respetivas associações e obtiveram a concordância das autoridades de saúde do concelho, que validaram o respetivo plano. No atual quadro de desconfinamento, mantêm-se as regras de distanciamento social e proteção com máscara, entre outras, de forma a evitar possíveis contágios do vírus Covid-19.

A forma de funcionamento da Feira será semelhante à que foi implementada no dia 07 de maio, com a “vedação total do recinto e a existência de quatro portarias”, cada uma delas com entrada e saída para feirantes e público em geral. Para aceder ao recinto é “obrigatório” o uso de máscara ou viseira e a desinfeção das mãos, sendo disponibilizado desinfetante nas entradas, com doseadores automáticos.

O público “deve aguardar a vez de entrada” no recinto da Feira, “respeitar o distanciamento social” e “manter a proteção do nariz e da boca”. Por forma a acomodar os cerca de 680 feirantes no Campo da Feira, foram feitos alguns ajustamentos e ocupados espaços antes livres, mas “mantendo as vias livres para passagem de viaturas”.

A Câmara Municipal vai enviar informação aos feirantes com as recomendações de segurança, tais como: “manter a distância de dois metros entre feirantes”, “ter desinfetantes para uso próprio e para os clientes”, se usar luvas “deitá-las em saco de lixo próprio”, se possível ter “apenas uma pessoa no atendimento”, “lavar frequentemente as mãos” e “limpar superfícies e objetos”.