Iniciaram as obras de requalificação do Campo S. José

Iniciou a requalificação do Campo S. José (Largo Camilo Castelo Branco), uma obra do Município de Barcelos com um prazo de execução de 300 dias, orçada em 1.059.999,20€ e comparticipada em 425.000,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Barcelos (PI 6.5 – Regeneração Urbana).
O projeto de requalificação tem como principal orientação as necessidades de fluidez dos tráfegos pedonal e automóvel e a liberdade de poder circular sem obstáculos, sem conflitos e encontrando formas de lidar com o cruzamento destes fluxos com a maior segurança, para que todos participem de forma segura e em harmonia no dia-a-dia nesta importante artéria da cidade.
Nos casos em que os espaços de circulação pedonal têm de partilhar áreas, como as passadeiras ou vias partilhadas com o espaço de circulação automóvel, serão colocados pavimentos para mobilidade condicionada. Pretende-se a promoção da mobilidade suave, com espaços pedonais e bicicleta.
Estão previstos trabalhos de remoção e demolições, pavimentação pedonal, infraestruturas hidráulicas, pavimentação rodoviária, dez contentores subterrâneos e um oleão, infraestruturas elétricas e de comunicação, mobiliário urbano, material vegetal, parque infantil (junto da Capela de S. José) e um quiosque (que terá uma função dupla com instalações sanitárias para o público frequentador de parque infantil).
Na pavimentação pedonal, estão previstos todos os trabalhos relativos à circulação pedonal, incluindo a inserção de uma nova escada, com novo muro de betão armado, degraus de granito e corrimãos.
Ao nível da pavimentação rodoviária está previsto novo revestimento, equipamentos de sinalização e segurança com sinais de trânsito e sinalização horizontal, como as pinturas de pavimento que permitem ordenar e disciplinar o estacionamento e o fluxo automóvel. Os espaços verdes e arborizados serão reorganizados.
Serão realizados trabalhos de separação das redes de drenagem de água e a renovação da rede de distribuição de água potável.
Serão instaladas novas luminárias com novos sistemas de iluminação de Led’s.
O mobiliário urbano é composto de bancos de granito, papeleiras e estruturas de aparcamento de bicicletas.
Não está previsto o encerramento ao trânsito automóvel, embora possam ocorrer condicionamentos temporários em função das necessidades da obra.
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt