Conheça a história de “Antonio Perri” voluntário italiano ao serviço da SOPRO

“Bom dia a todos, O meu nome é Antonio Perri e fiz voluntariado durante um ano na Associação SOPRO. Sou italiano de Corigliano-Rossano, uma pequena cidade no litoral na região Calábria, no sul da Itália. Se pudesse descrever a minha experiência de voluntariado, digamos, identificava 4 partes. A primeira parte, descrevia como “o drama”, foi o momento de chegada, a saída da minha zona de conforto. Este período destabilizou-me, sendo que quando cheguei falava só italiano e a comunicação com a associação e com os colegas de casa foi difícil. A segunda parte eu descreveria como “adaptação”. Nesta fase, finalmente consegui fazerme entender, consegui perceber a cultura portuguesa e aceitar a atmosfera de Barcelos, uma cidade com muita chuva, uma realidade muita diferente da minha, sendo habituado viver numa cidade onde sempre bate o sol.

Neste período comecei o voluntariado na Associação Humanitária de Rio Covo Santa Eugenia, que desde o primeiro momento foi uma experiência bonita. Nesta associação conheci pessoas muito simpáticas e ao mesmo tempo passei tempo muito precioso junto a elas. A minha tarefa era realizar o transporte dos idosos de casa para a associação e vice-versa. Durante a tarde, ajudava servir o lanche e ajudava na realização de várias atividades. Sempre que havia um aniversário, eu fazia o bolo, visto que em Itália nos últimos anos trabalhei como chefe pasteleiro. Durante este período dediquei muito tempo ao meu canal de YouTube “In Cucina con Mago Totonno” (https://www.youtube.com/channel/UCIHrOwVeS10F61K3r-E0XGA). Se gosta de cozinhar comida italiana, recomendo este que subscreva a este canal. A terceira parte descrevo como “Descobrindo Portugal”. Bem, como já percebeu a partir do título, nesta fase, comecei a visitar Portugal e tentei, sempre que possível, mergulhar na sociedade portuguesa e devo dizer que fiquei fascinado ao perceber como é semelhante ao sul da Itália. No Verão de 2019, visitei Algarve durante 13 dias, todos os dias eu visitava uma cidade diferente. Das cidades que mais gostei, foi a Albufeira, que tem uma costa linda e durante a noite transforma-se em algo único. A outra cidade bonita, é Lagos, uma cidade menos turística, mas muito bonita, com um panorama da costa de tirar o fôlego. Outra cidade que me fascinou em Portugal, foi Sintra, uma cidade extraordinária com seus castelos, todos com estilos diferentes. Quando visitei a cidade, parecia que vivia num mundo encantado com uma atmosfera única. A quarta fase pode ser descrita como “Covid-19”. No final do meu projeto, quando eu estava em dúvida em regressar a casa ou ficar e procurar trabalho, permitindo-me aprender melhor o Português. O Covid-19 forçou-me a ficar em casa segregado, em quarentena.

Não consegui voltar a Itália porque a situação era bastante trágica, e tudo isto deixou-me um pouco desmoralizado, também porque eu celebrei os meus 30 anos em casa em Barcelos. Felizmente, os meus colegas de casa fizeram o melhor para passar uma noite agradável. Neste momento, estou à procura de trabalho como pasteleiro ou como auxiliar de saúde para aprender melhor o português e conhecer cada vez mais a cultura portuguesa. Queria agradecer à minha associação italiana Sikanie e à SOPRO por me dar a oportunidade de ter vivido esta experiência e por me apoiar em tudo durante a pandemia. Também queria aproveitar para agradecer a todos os voluntários que conheci durante este período e que deixarão dentro de mim muitas memórias bonitas, que levarei comigo para sempre. Antonio Perri Voluntário Europeu da SOPRO 2019/2020″

Cávado fm

102.4

A voz de Barcelos

radiocavado.pt