Iniciaram as obras de reabilitação e ampliação da Escola de Martim

Iniciaram as obras de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim, com um investimento de 723.739,85 € (IVA incluído). O financiamento da empreitada vai ser comparticipado com 550.335,90 €, oriundo do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, gerido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado.
A obra, que tem um prazo de execução de 365 dias, vai recuperar e melhorar as condições do edifício existente estando prevista a ampliação do edifício.
A escola de Martim integra o conjunto de edifícios escolares designados por “Plano dos Centenários”, com dois pisos, uma área bruta de construção de aproximadamente 612 metros quadrados, concebido segundo o modelo simétrico de “2 salas / 2 sexos”, constituído por duas salas de aulas ladeadas pelos átrios de entrada em cada lado, sendo quatro salas de aula no rés-do-chão e duas salas de aula no primeiro andar, com instalações sanitárias e alpendre na zona posterior da construção.
A escola já sofreu uma ampliação e requalificação no ano 2006/2007, com mais duas salas e dois novos pré-fabricados utilizados como sala de reuniões de professores e refeitório, sem qualquer ligação direta e coberta ao edifício existente.
A intervenção incluirá a substituição dos paramentos exteriores, pavimentos interiores, coberturas, caixilharias e equipamentos sanitários.
A ampliação criará novos espaços e infraestruturas de apoio às salas de aula existentes (8 existentes), nomeadamente: sala de professores; gabinete de atendimento a pais/ e encarregados de educação; polivalente; instalação sanitária masculina alunos; instalação sanitária feminina alunos; instalação sanitária homens; instalação sanitária mobilidade condicionada; instalação sanitária e balneário para funcionários; refeitório; copa limpa; copa suja; zona técnica; materiais de limpeza; lixos; biblioteca; novo acesso pedonal; novo acesso automóvel; estacionamento automóvel.
Esta intervenção visa completar e melhorar as valências do edifício, essencialmente na criação de um novo corpo a sul, articulado com o edifício principal, cuja organização espacial irá manter-se segundo o projeto original.
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocaavdo.pt