Barcelense Vasco santos ( MAS ) ameaçado por neonazis

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território nacional” em 48 horas e que rescindam “as suas funções políticas”.

Um dos visados é o barcelense Vasco Santos, do Movimento Alternativa Socialista.

A informação foi inicialmente avançada pela RTP, sendo depois confirmada pelo Expresso.

Também o jornal Público dá conta da investigação policial, dando conta que as autoridades estão atentas àquilo que consideram ser “uma escalada” de grupos, discursos e narrativas para segmentar pessoas negras, ciganas e imigrantes e veicular “a supremacia branca”.

Entre os restantes visados estão as deputadas Beatriz Gomes DiasMariana Mortágua (do Bloco de Esquerda) e Joacine Katar Moreira (deputada não inscrita), Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, Danilo Moreira, sindicalista, Jonathan Costa e Rita Osório, da frente unitária anti-fascista, Melissa Rodrigues, do Núcleo Anti-racista do Porto.

O mesmo e-mail, que o Expresso publica na íntegra, deixa também ameaças aos familiares de cada um dos visados. “Sendo o prazo ultrapassado, medidas serão tomadas contra estes dirigentes e os seus familiares, de forma a garantir a segurança do povo português”.

As duas deputadas do Bloco de Esquerda vão apresentar uma queixa crime ao Ministério Público em nome individual por causa deste e-mail.

“Esta forma de intimidação é grave, é crime e tem que ser tratado como tal. Queremos que a investigação decorra o mais célere possível, que sejam identificados e responsabilizados os autores”, disse ao jornal Público Beatriz Gomes Dias.

Também a SOS Racismo, que também recebeu o e-mail, vai avançar com uma queixa.

Ao Público, Mamadou Ba, que já prestou declarações na PJ, disse: “Esta última ameaça é a prova de que é preciso levar muito a sério o nível de escalada a que estamos a assistir, significa que não são apenas ameaças de redes sociais e que tenham a ver com disputa política mas com terrorismo e ameaças direta de morte”.

De acordo com o mesmo jornal, a situação não é considerada como uma “ameaça iminente”, uma vez que este tipo de intimidações antifascistas e anti-racistas têm sido constantes nos últimos meses.

As ameaças, recorde-se, surgem dias depois da “parada Ku Klux Klan” junto às instalações da SOS Racismo em Lisboa.

Recorde-se que Vasco santos foi candidato à Câmara Municipal de Barcelos nas autárquicas de 2017 pelo “Movimento Alternativo Socialista”

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt