Mobility Friends de Gamil é acusada de desvio de 671 mil euros

Ex-membros denunciaram líder da Mobility Friends, de Barcelos, por alegada apropriação de verbas. Processo está entregue à PJ.

A Polícia Judiciária de Braga está a investigar uma queixa de ex-membros da Associação Intercultural de Amigos da Mobilidade (Mobility Friends), de Gamil, Barcelos, por alegada apropriação indevida, pelo seu presidente, de 671 mil euros. Fonte judicial disse ao JN que a denúncia, feita por dois cidadãos polacos, ex-sócios da associação, aponta, ainda, para outras ilegalidades como as de recebimento de dinheiros sem fatura, compra de um terreno com recurso a subfaturação, e aquisição de casas préfabricadas por 775 mil euros, quando o seu valor real será muito inferior.

O advogado da Mobility Friends alega, ainda, que os queixosos estão a agir por vingança e por quererem disputar-lhes o mercado.

A associação, sem fins lucrativos, presta serviços a grupos de jovens oriundos de outros países da Europa em intercâmbio no quadro do programa Erasmus +.

Ainda de acordo com o JN, a associação vive um momento judicialmente conturbado já que foi alvo de nove processos judiciais movidos quer pelos dois polacos, quer por ex-funcionários.

Por seu turno, a Mobility Friends terá movido quatro processos aos dois queixosos e a ex-funcionários.

Aliás, no Tribunal de Barcelos já foi julgada e aguarda sentença uma ação cível interposta pelos dois empresários polacos exigindo a anulação da expulsão da associação.

Nessa ação, alegam que compraram quota de outro sócio, por uma soma avultada, mas, ao contrário do que teria sido acordado, ficaram sem poderes diretivos.

Fontes: JN / Minho

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt