Técnicos das IPSS’s e comunidade escolar recebem formação para combate à COVID-19

Direções e técnicos de IPSS’S, pessoal docente, pessoal não docente, coordenadores escolares, diretores de agrupamentos e psicólogos foram o público-alvo destas formações

 

O Município de Barcelos promoveu, entre os dias 2 a 10 setembro, no Auditório dos Paços do Concelho, diversas ações de formação destinadas à comunidade escolar e às IPSS’s do concelho. As ações de formação destinadas às IPSS’s do concelho foram promovidas em articulação com a Segurança Social de Braga e a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, enquanto as formações destinadas à comunidade escolar foram promovidas em articulação com a Unidade de Saúde Pública (ACES Cávado III).
A ação de formação dirigida às IPSS´s teve como principal objetivo capacitar as instituições para o ajustamento dos planos de contingência e medidas adicionais a tomar no âmbito do COVID19, no sentido de garantir a proteção dos utentes, que na sua maioria são pessoas idosas e, por conseguinte, apresentam maior vulnerabilidade face à infeção por COVID-19.
No que concerne à ações de formação dirigidas à comunidade educativa, tiveram como principal objetivo, elucidar a mesma sobre as normas orientadoras propostas pela Direção Geral da Saúde, no que concerne ao arranque ao novo ano letivo, que conta com o regresso do ensino presencial em todos os ciclos de ensino. O plano de formação contou com a participação de cerca de 300 profissionais que obtiveram orientações muito importantes quanto à segurança e higiene em contexto escolar e não escolar, no âmbito da retoma das atividades letivas que estão a iniciar.
A referida formação pretendeu capacitar a comunidade escolar para a nova realidade imposta pela COVID-19, destacando-se temas como a desinfeção dos espaços, a correta utilização das máscaras, a reorganização e adequação dos espaços que vão receber os alunos, assim como conhecimento dos procedimentos a executar, de forma a isolar os riscos e evitar focos de contágio. A formação permitiu, ainda, a todos os agentes educativos, operacionalizar circuitos e métodos de higiene e segurança, mediante a realidade de cada espaço escolar.
A Vereadora da Educação e Ação Social do Município de Barcelos, Armandina Saleiro esteve presente nas ações de formação e aproveitou o momento para deixar “um profundo agradecimento a toda a comunidade educativa, que terá um papel muito importante neste momento tão delicado da nossa vida coletiva”, destacou a necessidade de “aumentar o conhecimento de como cuidar, no quotidiano em pandemia, de todas as pessoas que trabalham em instituições”, no sentido de se tentar mitigar os danos e efeitos desta pandemia.
Armandina Saleiro focou ainda a atenção para os cuidados de prevenção em termos gerais. “Vamos verificando que existe uma transmissão comunitária da COVID-19 e não é tanto o surto em instituições. Se essa transmissão poderá estar a ser feita por qualquer um de nós, devemos todos ter a exigência de cidadania responsável. Temos de saber cuidar de nós para saber cuidar dos outros. Se um de nós não cumprir ou proteger-se arrisca a levar a infeção possivelmente para a família e aí alastra-se a infeção”, alertou.
Estas ações de formação integram a estratégia da Câmara Municipal de Barcelos no âmbito das normas de desconfinamento gradual ,designadamente nos espaços educativos que agora são reabertos.
Cávado fm
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt