Domingos Pereira acusado de uso abusivo de viaturas do município de Barcelos

O Ministério Público acusou Domingos Pereira, ex-deputado socialista e antigo vereador da Câmara de Barcelos, então também eleito pelo PS, dos crimes de peculato de uso e abuso de poderes.

Em causa está a utilização, entre novembro de 2015 e março de 2016, quando Domingos Pereira liderava o PS concelhio e acumulava as funções de vereador com as de deputado, de três carros da autarquia para deslocações entre Barcelos e a Assembleia da República.

Diz o Ministério Público que o arguido era vereador em regime de não permanência e que “os automóveis estavam afetos exclusivamente aos membros do executivo da autarquia, assim como os serviços do respetivo motorista, funcionário da Câmara de Barcelos”.

Além disso, realça ainda a acusação, “as deslocações ocorreram, exclusivamente, no âmbito do exercício do mandato como deputado e não por motivo de serviço para a Câmara Municipal”.

De resto, o Ministério Público conclui que “o arguido, enquanto deputado, sempre recebeu o subsídio relativo às deslocações entre a residência e a Assembleia da República” e que, com a utilização “indevida” das viaturas e do motorista da Câmara, causou um prejuízo total de 1749,91 euros à autarquia barcelense.

Domingos Pereira, agora vereador independente pelo BTF, referiu estar “de consciência absolutamente tranquila”, manifestando “total confiança de que, em em sede de julgamento, se fará necessariamente justiça”.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt