Distrital do PSD de Braga considera falecimento de histórico militante “uma perda para todos”

“A Distrital do PSD de Braga vem demonstrar o seu pesar pelo falecimento do histórico militante, Fernando Alberto Ribeiro da Silva, endossando os pêsames à sua família.

Ao longo da sua vida Fernando Alberto Ribeiro da Silva foi de uma dedicação extrema no serviço à sociedade, pelo que esta é uma perda enorme para todos”, referiu a propósito Paulo Cunha, presidente da distrital do PSD de Braga. “Certamente que o seu exemplo perdurará na memória de todos”, disse ainda.

Fernando Alberto Ribeiro da Silva, destacado advogado vimaranense – cuja atividade o levou a exercer vários cargos diretivos na Ordem dos Advogados – foi Governador Civil de Braga, tendo nestas funções tido um papel fundamental na decisão da construção do Hospital da Senhora da Oliveira, do qual seria também Presidente do Conselho Consultivo.

Foi deputado na Assembleia Constituinte e recebeu a Comenda da Ordem de Mérito Civil, atribuída pelo, então, Presidente da República Mário Soares. Em 2008 recebe das mãos de Cavaco Silva, o título de Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil. Seria condecorado com  a Ordem de Mérito do Infante D. Henrique, pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Foi agraciado com uma medalha de mérito da cidade de Guimarães.

A sua dedicação à causa pública levou-o ainda a dirigir diversas instituições como o Vitória Sport Club ou os Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Nascido a 1 de Junho de 1931, Fernando Alberto Ribeiro da Silva, teve também um papel preponderante no PSD, tendo ajudado a fundar o partido em Guimarães. Integrou a Comissão de apoio à candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, e mais tarde foi aliado de Sá Carneiro na fundação do PPD/PSD no país e, particularmente, em Guimarães.”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt