Delegação de Barcelos da LPCC apresenta ” Outubro Rosa”

Outubro Rosa
Por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta doença, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama. Este movimento, conhecido por “Outubro Rosa” nasceu na década de 90, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.
​A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família a quem foi diagnosticado um cancro da mama. No decurso deste mês, destacamos duas datas:
15/outubro: Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day)
30/outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

“Um laço em troca de um pequeno gesto”

“Este projeto consiste, durante o mês de Outubro e integrado no mês “Onda Rosa”, a sensibilização para a deteção precoce na luta contra o cancro da mama e a adoção de um estilo de vida saudável, em todas as escolas EB e JI do concelho de Barcelos. Até ao momento já foram entregues cerca de 3000 sacos (crianças/jovens). Ainda nos faltam feedback de  4 agrupamentos.
Somos a favor de que as crianças/jovens são um veículo importante na passagem e divulgação de informação para os adultos.
Neste sentido, as crianças/jovens receberão um saquinho com 10 laços rosa que deverão levar para casa e oferecer aos membros da família e amigos em troca de um pequeno donativo (não obrigatório). O valor angariado será investido no apoio ao doente oncológico e família (consultas psico-oncológicas, apoio social, entre outros), a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia).As crianças/jovens levam para casa também uma circular com toda esta explicação/informação.
Para levar a cabo esta iniciativa tivemos a preciosa colaboração de várias entidades/instituições nomeadamente: ES Barcelinhos, ES Barcelos, Recovery, CSS Veríssimo, Open B e pacientes da nossa delegação na elaboração dos laços.”
 
  • Decoração da cidade de Barcelos (comércio local) – oferta de um laço rosa a cada casa comercial de Barcelos.
  • Angariação Voluntários para o peditório nacional  (de 29 de Outubro a 2 de Novembro)     
  • Cávado fm
  • A voz de Barcelos
  • 102.4 fm
  • radiocavado.pt