MEDICAMENTOS GENÉRICOS JÁ POUPARAM 362 MILHÕES DE EUROS EM 2020

Este ano, até hoje, os Medicamentos Genéricos (MG) dispensados nas farmácias comunitárias pouparam ao Estado e às famílias 362 milhões de euros.

A Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) lançam hoje um contador online com o valor dessa poupança. Os cidadãos passam a poder consultar, em tempo real, em https://apogen.pt/index2.php, o valor da contribuição dos Medicamentos Genéricos para a economia portuguesa, que atravessa uma recessão sem precedentes.

«Os Medicamentos Genéricos são ainda mais importantes em épocas de crise, como esta que estamos a viver, pois além da qualidade inquestionável, são financeiramente acessíveis, permitem tratar mais cidadãos e são um pilar da sustentabilidade financeira do SNS», considera João Madeira, presidente da APOGEN.

«As poupanças com os medicamentos genéricos permitem ao Estado libertar recursos para financiar o acesso à inovação terapêutica, que é imprescindível, mas tem custos muito elevados. Os farmacêuticos portugueses estão sempre do lado da sustentabilidade do SNS e da igualdade dos cidadãos no acesso à Saúde», declara Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF.

A ANF e a APOGEN apelam ao Estado para criar condições para a sustentabilidade da cadeia de valor que produz, distribui, comercializa e dispensa medicamentos genéricos, porque isso é indispensável à sustentabilidade do SNS e ao direito fundamental dos cidadãos à proteção na Saúde.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt