Período de desconcentração dos Gilistas ditou derrota frente ao Sporting

O Sporting venceu, esta quarta-feira, o Gil Vicente por 3-1 e isolou-se no segundo lugar da classificação, ultrapassando o FC Porto.

Acertava-se o calendário na I Liga, a horas impróprias…21h45 em noite de quarta-feira, culpa da Champions que se jogava também a essa hora.

Para este embate em Alvalade, Rúben Amorim optou por manter a fórmula que deu a vitória diante do Santa Clara, sendo que o destaque foi para a chamada ao banco de Pedro Marques, avançado da equipa B. Já Rui Almeida promoveu três novidades no seu onze titular, protagonizadas por Lucas Mineiro, Kanya Fujimoto e Miullen.

A partida abriu com a melhor oportunidade de golo da primeira parte, na sequência de um pontapé de canto de Nuno Mendes, onde Ygor Nogueira quase traiu Denis, que fez uma boa defesa. No entanto, os leões não foram capazes de capitalizar este lance e foram afastando-se da baliza gilista. A turma de Rui Almeida mostrou-se muito bem organizada e surpreendeu com uma forte pressão, que condicionou a primeira fase de construção dos sportinguistas. ©Kapta+Só depois da meia-hora de jogo é que o conjunto leonino conseguiu furas esta teia de pressão, apostando em incursões pelas linhas e pela meia-distância. Neste capítulo destacaram-se Pedro Gonçalves, Matheus Nunes e Jovane Cabral, mas sempre sem sucesso. Com as linhas ligeiramente mais baixas, os homens de Barcelos consentiram o domínio do Sporting e defenderam bem o seu último reduto, fazendo notar a ausência de uma referência de área no emblema de Alvalade (muitos dos cruzamentos efetuados revelaram-se inconsequentes).  O cronómetro foi avançando e os golos continuavam bem longe. A formação da casa só foi capaz de voltar a assustar através de cantos, com Zouhair Feddal em destaque, enquanto o Gil Vicente tentou a sua sorte apenas em cima do intervalo, através de um remate de meia-distância de Samuel Lino.

A etapa complementar arrancou com um ritmo baixo, idêntico ao do primeiro tempo, mas trouxe um golo consigo. Na sequência de uma falta de João Palhinha sobre Miullen, o Gil Vicente beneficiou de um livre lateral, batido por Talocha e finalizado por Lucas Mineiro (52′) , que surgiu solto entre Matheus Nunes e Zouhair Feddal e finalizou com um toque subtil. Perante esta desvantagem, Rúben Amorim mexeu no seu xadrez, colocando Tiago Tomás, Andraz Sporar e Daniel Bragança em cena, na esperança de abanar um jogo que estava muito morto. ©Kapta+Numa primeira instância, o Sporting até piorou, concedendo muito espaço nas transições defensivas e errando muitos passes. Contudo, o futebol é fértil em surpresas e, em dois minutos, tudo mudou. Aos 82 minutos, Pedro Gonçalves fugiu pelo corredor esquerdo, levantou para a cabeça de Nuno Santos e este cabeceou para o segundo poste, onde apareceu Andraz Sporar a finalizar. O Gil Vicente consentiu o tento sofrido e num período de desconcentração, acabou por consentir o segundo golo. Num rápido contra-ataque, Andraz Sporar ganhou o duelo com os centrais adversários, esperou pelo apoio de Daniel Bragança e o médio leonino tirou da cartola um passe de mestre para Tiago Tomás (84′), que fugiu à marcação para matar as esperanças gilistas. Sem forças para chegar ao empate, o Gil Vicente acabou por perder um jogo que até parecia bem encaminhado. Mérito para os homens do Sporting que saltaram do banco e que ofereceram um triunfo arrancado a ferros, que vale o segundo lugar no Campeonato. Já no último minuto de jogo, Pedro Gonçalves (95′) também molhou a sopa e assinou o 3×1. Ver também

na próxima jornada o Gil Vicente recebe o VSC Guimarães às 17:30, com relato em 102.4 fm e em www.radiocavado.pt

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt