FIBRO organiza palestra online sobre ” Stress e Saúde”

“Stress e a Saúde Psicológica na Fibromialgia”, é o tema da palestra online.

A palestra terá início às 21:00 no facebook oficial da Associação e na plataforma Zoom.

Serão abordadas as consequências do stress, ansiedade e depressão em tempo de pandemia, que afeta a condição psicológica, física e a qualidade de vida das pessoas com Fibromialgia, doença incapacitante e invisível.
Serão oradores na palestra Profª Drª Paula Encarnação, de Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, Dr. Miguel Durães, psicólogo e presidente da Recovery e de Jorge Mandim, presidente da Fibro e da Fibromialgia em Portugal. Uma iniciativa da Fibro-Associação de Fibromialgia e com um projeto cofinanciado pelo programa de financiamentos a projetos pelo INR,P.T.
Será transmitida em direto nas páginas do Facebook da Fibro Associação, e Fibromialgia em Portugal.

Um doente com Fibromialgia vê alterados os sintomas quando colocado numa situação de stress… afetam a sua condição psicológica, física…
Fibromialgia é uma condição complexa e pouco compreendida, caracterizada por dor músculo-esquelética crônica generalizada, associada à rigidez matinal, depressão, ansiedade, alterações do humor, fadiga, perturbações cognitivas e do sono.
Falar de Fibromialgia é falar de Dor…
Esta dor pode ir de moderada a severa, e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão.
Os doentes com Fibromialgia são acusados de serem psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença…
A fibromialgia atinge desde crianças, jovens a adultos; usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, mas aumentando a incidência com a idade. Estima-se que cerca de 2% a 4 % da população seja afetada pela fibromialgia, que cerca de 75% sejam mulheres e 25% de homens.
Devido à diversidade de sintomas e problemas, afeta múltiplas facetas da vida e apresenta impacto na qualidade de vida: problemas no relacionamento com familiares e amigos; isolamento social; dificuldades nas atividades de vida diária e atividades de lazer; diminuição de atividade física e perda de carreira profissional; ou incapacidade para a avançar com planos futuros de vida…

A FIBRO, é uma associação de doentes com Fibromialgia e doenças crónicas e tem um espaço de atendimento e informação.
“ Falando sobre a FIBRO, aprendemos a viver com ela” quer entre doentes e seus familiares, como entre a sociedade em Geral.
Objectivos: Promover o autoconhecimento, para que o doente aprenda a viver com as suas incapacidades, Capacitar o doente para uma vida de inclusão social, Informar e sensibilizar a comunidade, para a problemática das dificuldades diárias e permanentes do doente crónico e com fibromialgia.
Os doentes tem necessidades de fazerem diversas terapias de reabilitação, pois apresentam grandes dificuldades para o desempenho da suas atividades profissional, pessoal e social.
Visa a aprendizagem e a aquisição de estratégias de coping adequadas por parte destes doentes crónicos com incapacidade, para lidarem com as adversidades e adaptarem-se às mudanças nas suas atividades de vida diária.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt