JSD Barcelos promoveu debate sobre ” Jovens na política “

A JSD Barcelos promoveu, na passada quinta-feira (12 de novembro), mais uma Assembleia do Galo. Sob o mote “Jovens na Política”, a atividade contou com a presença de Lídia Pereira, eurodeputada e presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP) e de Alexandre Poço, deputado à Assembleia da República e presidente da JSD.

Ao longo da conversa, Alexandre e Lídia foram falando do seu percurso político e do trabalho que desenvolvem na Assembleia da República e Parlamento Europeu, respetivamente, referindo a importância da política ao serviço da comunidade e uma maior consciência por parte dos cidadãos do papel das instituições parlamentares. Os oradores sublinharam a dificuldade na comunicação das ideias que pretendem transmitir, muitas vezes centrada nos chamados “chavões políticos”, tendo as redes sociais se tornado um meio mais interativo de divulgação do seu trabalho e de alcance do público.

Foram, também, salientadas medidas consideradas estruturantes para o desenvolvimento económico e social em Portugal e na Europa. No âmbito europeu, Lídia destacou como áreas centrais a digitalização e o ambiente, referindo medidas como a criação do Euro Digital e a Lei Europeia do Clima. A nível nacional, Alexandre apresentou seis propostas da JSD de alteração ao Orçamento de Estado centradas na melhoria das condições da juventude ao nível do emprego, do ensino superior, do IRS jovem e do arrendamento.

A última parte foi dedicada às questões dos participantes, que assistiram ao evento através das redes sociais da JSD Barcelos. Questionados sobre a forma como os jovens políticos eram vistos nas organizações onde se inserem e na sociedade em geral, os convidados destacaram, por um lado, a relação equitativa com os seus pares mais experientes e a necessidade de contribuir positivamente para os debates realizados; por outro, a importância do foco nos objetivos propostos e na capacidade de trabalho para superar as dificuldades encontradas e combater estereótipos associados ao trabalho político. Outras temáticas foram abordadas, como a inclusão de temas de interesse dos jovens na agenda política, a participação e educação política, a situação política nacional e o atual sistema das listas de deputados.
As Assembleias do Galo são promovidas pela JSD Barcelos e destinam-se à discussão de temas diversos da política e sociedade atuais com convidados destacados nas suas áreas, funcionando como espaços abertos de reflexão e debate sobre a situação do concelho e do país.

Cávado fm

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt