PSD propõe criação de vales de compras para o Comércio local, financiados por verbas não gastas em eventos do Município

O PSD Barcelos avançou com uma proposta de entrega, aos agregados familiares, de vales de compras para o comércio local/tradicional. A verba a disponibilizar pela Câmara Municipal – nunca inferior a um 1 milhão e 200 mil euros – transita do montante de cerca de 1,6 milhões de euros que anualmente são gastos em eventos de índole cultural e recreativa e que, este ano, por causa da pandemia provocada pela Covid-19 não se realizaram.

Na base da proposta social democrata de resposta à crise socioeconómica está a sobrevivência de cerca de 3000 empresas que empregam 15 mil trabalhadores.

” A segunda vaga da pandemia da Covid-19 chegou em força e coloca desafios nunca enfrentados pela nossa sociedade. As lideranças, particularmente as lideranças políticas, têm a enorme responsabilidade de não falhar no momento em que mais são necessárias.” sublinha o PSD Barcelos, lembrando que “Está em jogo, não só, a resposta sanitária, mas também, a resposta à crise socioeconómica que adveio das medidas restritivas, implementadas para mitigar a propagação da infeção”.

O PSD lembra que as restrições à circulação de pessoas, associadas ao dever de restrição de contactos sociais, às quais grande parte dos barcelenses se têm autoimposto, estão na origem de graves problemas de sustentabilidade do comércio local.

“As reduções de faturação são dramáticas e duram há já vários meses. Este final de ano, particularmente o período do Natal, parece ser ainda mais dramático. Este período, que é geralmente um dos melhores do ano para o comércio local, parece estar perdido para grande parte destes estabelecimentos. “, lembra o PSD, apontando o prolongamento do estado de emergência como fator determinante para “encontrar uma forma de apoiar o nosso comércio local, sob pena de o condenarmos ao desaparecimento”.

Assim, a proposta do PSD tem como ponto de partida os 1,6 milhões de euros que o Município de Barcelos gasta, anualmente, em eventos de índole cultural e recreativa. Em 2020, mercê do impacto da pandemia da Covid-19, estes eventos não foram realizados (Festas das Cruzes, Feira do Livro, Mostra de Artesanato, Feira Medieval, Moda Barcelos, entre vários outros). Esta circunstância, prejudicou ainda mais os barcelenses que dependem destes sectores, além do comércio local que, com esses eventos, beneficia da atração de visitantes e turistas.

“No sentido de manter o espírito subjacente à utilização dessas verbas (i.e. garantir que a sua utilização é colocada ao serviço da dinamização da atividade económica local), o PSD propõe que, parte dessas verbas, em montante não inferior a 1 milhão e 200 mil euros, seja entregue aos agregados familiares barcelenses, sob a forma de vales de compras para o comércio local  “, propõe o PSD, lembrando que “tempos extraordinários, exigem medidas extraordinárias”.

A proposta apresentada à Câmara Municipal de Barcelos faz-se acompanhar da disponibilidade para colaborar com a sua implementação e, tendo consciência que se trata de uma medida disruptiva, até pelo montante que propõe utilizar, o PSD sublinha “que os custos da inação serão bem superiores”.

Modus Operandi

O montante em causa (1,2 Milhões de euros) seria assim distribuído sob a forma de vales de compras, a todos os residentes no concelho de Barcelos (vale de 10 € por residente), podendo ser utilizados em compras em empresas de comércio local, com atividade e sede fiscal em Barcelos (incluindo-se aqui quer empresas de venda a retalho, como empresas da área da restauração). Os vales poderão ser usados para o pagamento de bens e serviços nesses estabelecimentos, até ao limite de 50 % do valor total dessa compra (tendo assim um efeito multiplicador no volume de negócios em causa).

Desta forma, apoiam-se diretamente as famílias barcelenses, ao mesmo tempo que se cria um forte incentivo para que façam as suas compras de Natal no comércio local. Ao viabilizar essas centenas de empresas, viabilizamos também o futuro do desenvolvimento económico do nosso Concelho.”

 

Cávado fm

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt