Município de Barcelos promoveu ação de formação “Jogos para a inclusão”

O Município de Barcelos em parceria com a PCAND – Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto,promoveu, nos dias 23 e 24 de novembro, uma ação de formação no âmbito do projeto co-finaciado pelo INR “Jogos para a inclusão”.
O projeto tem como objetivo a divulgação e apoio à implementação das várias modalidades que a PCAND tutela, nomeadamente, o boccia, slalom em cadeira-de-rodas, tricicleta, futebol 7 e polybat, promovendo a inclusão social e participação desportiva de pessoas com e sem deficiência, contribuindo para o aumento de práticas inclusivas em ambiente escolar e associativo.
Barcelos, sendo parceiro desta ação de formação, escolheu duas das modalidades apresentadas, o boccia e o polybat.
A necessidade de formação em boccia surgiu no seguimento dos Encontros de Boccia de Barcelos que se realizam todos os anos, destinados a escolas, associações e a IPSS’S do concelho, envolvendo cerca de 35 instituições. Eeste ano, devido à pandemia do Coivid-19, não foi possível realizar estes encontros que têm um papel fundamental na socialização, integração e convívio da população sénior, através da competição saudável e onde reina a boa disposição e o convívio.
No caso da modalidade de polybat, a mesma foi escolhida por ser uma modalidade nova e que se pretende desenvolver em Barcelos, depois de ter sido apresentada aos formandos nesta formação.
Cada uma destas modalidades pretende contribuir para o aumento da autonomia dos praticantes, melhorando o seu estado físico, psicológico e social, potenciando simultaneamente os seus níveis de autoconfiança, autoestima e motivação.
O Vereador do Desporto, Francisco Rocha esteve presente na sessão de encerramento da ação de formação que decorreu no Pavilhão Municipal de Barcelos para os técnicos de desporto do Município e online para os restantes inscritos.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt