PSD Barcelos visita IPCA e apresenta propostas

A estrutura do PSD Barcelos visitou o IPCA em Barcelos e reuniu com os responsáveis máximos do Instituto.

Os sociais democratas de Barcelos apresentaram ao IPCA as seguintes propostas:

“Defendemos:

– Criação de uma Academia de Formação Autárquica

– Estratégia conjunta do Município e do IPCA para o Desenvolvimento Económico

Prosseguindo o contacto com instituições do concelho, tendo em vista a elaboração de um programa eleitoral o mais abrangente possível, o PSD Barcelos realizou uma reunião de trabalho no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Nesta reunião analisamos a importância do IPCA, enquanto um dos principais motores de desenvolvimento do concelho e da região, em áreas tão diversas como o setor industrial mais tradicional, ou em áreas como o turismo, o design, a inteligência artificial, a robótica e os jogos digitais.

É fundamental integrar o IPCA na estratégia para o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente através da participação da instituição na Agência de Investimento para Barcelos, recentemente proposta pelo PSD. Por isso, destacamos a ausência de uma verdadeira articulação entre o Município de Barcelos e o IPCA. Lembramos que o IPCA através das suas Escolas, Laboratórios e estrutura docente tem uma massa crítica que deve ser potenciada e aproveitada no desenvolvimento de Barcelos.

Fizemos chegar a proposta de criação de uma Academia de Formação Autárquica, em articulação com o IPCA e com outras instituições formadoras, sugestão que colheu grande recetividade.

Barcelos é um dos concelhos com maior número de freguesias e de autarcas. A qualidade da gestão autárquica é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da região, razão que leva o PSD a defender, como prioritário, o investimento na formação dos autarcas do concelho. Daí resulta a proposta do PSD para a criação de uma Academia de Formação Autárquica, com um plano de formações sistematizado, de elevada qualidade e orientado para as necessidades sentidas no terreno. Apoiar os nossos autarcas a melhorar a qualidade da sua gestão fará a diferença no desenvolvimento harmonioso das comunidades.

Queremos, desde a primeira hora, estar ao lado dos autarcas para que estes sejam um exemplo de gestão autárquica moderna e de qualidade. O IPCA pode ser um parceiro estratégico neste desígnio, assim como deve assumir um papel primordial na geração de conhecimento para a região.  ”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt