Bloco de Esquerda manifesta solidariedade com a população de Cambeses

O Bloco de Esquerda, em nota enviada à nossa redação, manifesta solidariedade com a população de Cambeses, que ameaça boicotar as eleições presidenciais 2021.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Comissão Coordenadora Concelhia BE Barcelos, manifesta solidariedade com a população da freguesia de Cambeses, e outras freguesias que declarem a mesma exigência – saneamento básico a funcionar – porque consideramos que esta é uma justa reivindicação com longos anos de espera. Há mais de uma década que a população vê esta perene promessa por cumprir, mesmo com a rede de saneamento já instalada.
Está em causa um problema de saúde pública que envergonha qualquer município, mas também se trata de um crime de gestão pública praticado pela governação PSD em 2005, quando assinou o contrato de concessão privatizando todo o serviço de abastecimento de água e saneamento básico, e de uma incúria politica do PS na governação desde 2009 e que até ao momento se limitou a piorar toda a calamitosa situação.
O BE sempre condenou o desastroso negócio e sempre defendeu a remunicipalização de todo este serviço que nunca pode ser gerido numa perspetiva de mercantilização da água e, mais uma vez, exige à governação do PS e particularmente ao presidente Miguel Costa Gomes que assumiu por inteiro as negociações – de litígio ou de conversação conforme as conveniências dos parceiros, uma resposta célere e eficaz a este ruinoso problema para o concelho.
Por outro lado, não obstante estarmos solidários com as formas de luta e de protesto que a população entenda fazer, consideramos que o valor da democracia não deve ser posto em causa e nesse sentido não é apropriado invocar o apelo ao boicote do ato eleitoral, como forma de protesto e incentivo à contestação de qualquer luta que seja. O BE é defensor da participação cidadã em todos os estados da democracia, nomeadamente na liberdade de escolha dos/as representantes, desde que não sejam ultrapassados os valores e princípios constitucionais em que assenta a própria democracia.
Com saudações democráticas,
Barcelos, 18 de janeiro de 2021
A Comissão Coordenadora Concelhia BE Barcelos

De seguida reproduzimos uma carta enviada à população da freguesia de Cambeses pela candidata às eleições presidenciais Marisa Matias, na qual o BE Barcelos se revê política e socialmente.

Boa tarde a todas e a todos,
Reconheço a vossa legítima pretensão, que evidencia mais um dos malefícios da retirada do domínio público da gestão deste tão fundamental serviço.
Em pleno séc. XXI, quando discutimos a transição agroflorestal e preservação do meio ambiental, assistimos a casos destes que afetam populações de dimensões consideráveis, onde as pessoas vivem sem condições de sanidade básica.

É um falha enorme de gestão pública cometido pelo executivo de direita em 2005 e nunca reparado pelo Partido Socialista desde que é poder em 2009, tendo sido esta promessa um dos principais motivos que levou à sua vitória autárquica.
Esta causa tem sido uma das batalhas que a esquerda que conta tem travado em Barcelos (remunicipalização do serviço de abastecimento de água e saneamento).

Solidarizo-me com a vossa luta, apelando à vossa participação nas eleições presidenciais de dia 24 de Janeiro.
As eleições são um dos pilares da nossa democracia, e um momento fundamental para expressar a nossa vontade em quem queremos que nos represente.”

Com os melhores cumprimentos,
Marisa Matias

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt