Município de Barcelos autorizado a adquirir terrenos para o novo Hospital

A Assembleia Municipal de Barcelos autorizou a Câmara Municipal a adquirir um terreno com a área de 155.850 metros quadrados destinado à construção do Centro Hospitalar de Barcelos e respetivas acessibilidades, por um valor não superior a quatro milhões de euros.
Na proposta apresentada à Assembleia, o executivo municipal descreve a necessidade de construção da nova unidade hospitalar, prevista no acordo estabelecido, em 2007, entre a Câmara Municipal de Barcelos e o Ministério da Saúde, tendo em vista a aquisição de terreno destinado à ampliação/construção do Centro Hospitalar de Barcelos, bem como das infraestruturas rodoviárias e de água e saneamento, tendo sido indicado o local para a sua instalação.

O atual hospital encontra-se instalado num edifício cuja propriedade pertence à Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, apresentando uma estrutura física antiquada e funcionalmente desequilibrada. O edifício não dispõe de condições apropriadas para a prestação de cuidados de saúde de acordo com os melhores padrões de qualidade e segurança do Serviço Nacional de Saúde, assim como não consegue assegurar um atendimento e acolhimento adequados aos utentes e seus acompanhantes. Não obstante as várias beneficiações e ampliações levadas a efeito no edifício, o mesmo não assegura a diferenciação das especialidades e valências, bem como um serviço de saúde eficiente e eficaz para fazer face às necessidades de cuidados hospitalares dos utentes da sua área, oriundos dos concelhos de Barcelos e Esposende.
O perfil assistencial da nova unidade hospitalar, que foi reconhecido pelo Ministério da Saúde no âmbito do acordo com a Câmara Municipal, corresponde a uma unidade de proximidade, com uma forte componente de ambulatório.
Com esta autorização da Assembleia, a Câmara Municipal vai desenvolver a negociação com os proprietários do terreno e aprovar a proposta de aquisição dos mesmos. Logo que a proposta seja aprovada pelo executivo municipal, será remetida ao Tribunal de Contas para obtenção de visto prévio.

Entretanto, a Câmara Municipal já aprovou a proposta do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos 1, que segue agora para a Comissão de Coordenação da Região Norte a fim de ser submetido a conferência procedimenal.
Este é o primeiro de dois planos de pormenor para a UOPG prevista no Plano Diretor Municipal e diz respeito à área que abrange o terreno para a futura implantação do Hospital. O segundo plano de pormenor, ainda em execução técnica, diz respeito à área de articulação com o “corredor verde” e a implementação do futuro “parque verde urbano”.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt