CDS Barcelos apresentou propostas na última reunião de Câmara

O CDS Barcelos, em nota enviada às redações,  apresenta os assuntos referidos pelo CDS no período de antes da ordem do dia da reunião de Câmara de 5 de Março.

Leia o comunicado na íntegra:

“1 – PROPOSTA- PLANO APOIO ACTIVIDADE ECONÓMICA

As medidas implementadas pelo governo no sector económico, durante este estado de emergência, têm sido importantes, mas insuficientes e burocráticas.
Neste sentido cabe ao município contribuir também para que o desemprego não aumente e os barcelenses, trabalhadores ou empresários, não sejam mais penalizados nos seus rendimentos que outros portugueses que vivem noutros concelhos. Propomos assim que a Câmara Municipal de Barcelos elabore e ponha em prática um PLANO MUNICIPAL DE APOIO À ACTIVIDADE ECONÓMICA nomeadamente aos micro, pequenos e mesmo médios empresários do concelho, com o objectivo de evitar a asfixia do sector e o incremento do desemprego em resultado de potenciais falências ou diminuição da produtividade e dos rendimentos no sector empresarial e comercial do concelho.

2- PROPOSTA CARTÃO MUNICIPAL DE APOIO À COMPRA DE MEDICAMENTOS

De acordo com dados do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, em 2019 Barcelos tinha uma taxa de 18,3% de população com idade igual ou superior a 65 anos, número esse que tem vindo a crescer ano após ano.
Tendo grande parte dessa população baixos rendimentos, o município tem de encontrar soluções e parcerias que permitam mitigar os problemas sociais, não podendo limitar-se a ficar à espera da administração central e da segurança social.
Porque vivemos um tempo em que muitos idosos têm de escolher entre a medicação e a alimentação, não podemos ignorar este flagelo e propomos a criação de um cartão municipal de apoio à compra de medicamentos prescritos a todos os idosos com mais de 65 anos e de baixos rendimentos, em parceria com as farmácias do concelho.
Com este cartão municipal, os idosos terão acesso a um desconto nas farmácias aderentes, cabendo à Câmara Municipal reembolsar a diferença junto das farmácias. Desta forma, o desconto seria imediato, sem necessidade de os beneficiários terem de aguardar pelo reembolso.

3- QUE POLÍTICA PARA AS ÁRVORES DE BARCELOS?
A política arbórea da Câmara é desconhecida do povo de Barcelos.
Assim solicito a V. Exª que me seja entregue um relatório sobre a política e estratégia da Câmara de Barcelos relativamente ao património arbóreo urbano e rural do concelho de Barcelos, que contenha, nomeadamente:
– O número, espécie e local das árvores cortadas, sob responsabilidade da Câmara, nos últimos oito anos, no concelho de Barcelos, bem como a respectiva fundamentação.
– O número, espécie e local das árvores plantadas, sob responsabilidade da Câmara, nos últimos oito anos, no concelho de Barcelos, bem como a respectiva fundamentação.
– A política e estratégia da Câmara relativa ao património arbóreo de Barcelos para os próximos anos e respectiva fundamentação.
No Portal da Câmara, no sector do Ambiente, nada consta sobre estas matérias.
4- TRANSPORTE VACINAÇÃO
Há algum protocolo com alguma instituição para facilitar transporte para os idosos virem ser vacinados a Barcelos?”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt