Águas de Barcelos defende-se de afirmações polémicas

Em comunicado enviado às redações, a “Águas de Barcelos” fez um esclarecimento sobre uma reportagem feita no dia mundial da água.

Leia o comunicado na íntegra:

ESCLARECIMENTO ÁGUAS DE BARCELOS – REPORTAGEM DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“No âmbito da celebração do Dia Mundial da Água, e através de uma reportagem, foram efetuadas as seguintes afirmações:

  • Neste Dia Mundial da Água em Barcelos onde se paga a água mais cara do país.
  • Barcelos é o concelho que cobra as tarifas mais elevadas pelo consumo de água e onde 30% da população não tem acesso ao saneamento.
  • Neste Dia Mundial da Água, visitamos o concelho das altas tarifas, no qual 30% da população não tem acesso ao saneamento.

A verificação destes dados deveria ter sido efetuada junto da Águas de Barcelos e/ou da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos que, no âmbito da avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, publica anualmente o estudo comparativo dos diversos indicadores de qualidade dos serviços prestados por todas as entidades gestoras (benchmarking).

Sobre as informações divulgadas vimos esclarecer o seguinte:

  • De acordo com um estudo realizado pela Águas de Barcelos (AdB) sobre os tarifários praticados pelos diversos concelhos da sua área geográfica em 2020, para o qual considerou o consumo anual de referência nacional de 120m3, o preço dos serviços de abastecimento de água e saneamento da AdB é o 7.º mais baixo entre as 26 entidades gestoras da região.

E, de acordo com os estudos/relatórios divulgados no sítio da internet da ERSAR relativos ao ano de 2019 (os dados de 2020 ainda não estão disponíveis), importa esclarecer:

  • No indicador “Acessibilidade Económica do Serviço de Abastecimento de Água“, que relaciona o “Encargo médio com o serviço de abastecimento de água” e o “Rendimento médio disponível familiar”, Barcelos é o 166º mais baixoo que significa que 165 entidades gestoras praticam preços menos acessíveis do que a Águas de Barcelos.
  • No indicador “Acessibilidade Económica do Serviço de Saneamento”, que relaciona o “Encargo médio com o serviço de saneamento” e o “Rendimento médio disponível familiar”, Barcelos é o 75º mais baixo, o que significa que 74 entidades gestoras praticam preços menos acessíveis do que a Águas de Barcelos.
  • No indicador “Acessibilidade Física do Serviço de Saneamento através de redes fixas“, a AdB tem 70% da população coberta, acima de 66 entidades gestorasque representam mais de 66 municípios dado que algumas entidades abrangem mais do que um município, nomeadamente a Águas do Norte (que abrange os municípios de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso, e Trofa).

A AdB, no âmbito do seu plano de investimentos associados ao contrato de conceção, e o Município de Barcelos estão empenhados em aumentar a cobertura da rede de saneamento no concelho.   “

Foto: DR

Cávado fmk

A voz de barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt