Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

A história do Futebol Popular de Barcelos está intimamente ligada à história do seu amplo movimento associativo, elemento dinâmico que muito tem contribuído para o desenvolvimento do concelho e para a coesão social da comunidade.
Por outro lado, não poderíamos deixar de referir a relevância do desporto enquanto veículo de transmissão dos valores de disciplina, de responsabilidade e de cooperação entre todos aqueles que o praticam, juntando inclusive diferentes gerações e fomentando, dessa forma, uma maior coesão social.
O Futebol Popular está em crescimento no concelho de Barcelos, num concelho que vive com entusiasmo o atletismo, o ciclismo, o hóquei, o basquetebol mas também, e inevitavelmente, o futebol. Este último move milhares de pessoas, e o Futebol Popular não é exceção, com cerca de 1500 atletas barcelenses todos os fins de semana nos campeonatos, quer masculinos, quer camadas jovens, sem contar com as equipas técnicas, equipas de arbitragem e as direções dos clubes. São milhares os que se movimentam no concelho pela prática desportiva.
Consciente desta realidade, o Município de Barcelos tem desenvolvido nos últimos anos uma política desportiva baseada nas parcerias, tendo em vista o fomento da atividade desportiva no concelho – profissional e não profissional – principalmente entre os mais novos. Prova disso é o protocolo assinado entre a Câmara, a Associação de Futebol Popular, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Braga, que vem trazer vantagens para o desporto com um projeto inovador a nível nacional, que visa a otimização da organização do Futebol a nível concelhio, a distribuição mais criteriosa dos apoios aos clubes e a calendarização e otimização do aproveitamento das infraestruturas desportivas existentes no município.
Assim, o Município de Barcelos prosseguirá com os apoios através da celebração de protocolos que permitam que os barcelenses que gostam de futebol possam continuar a prática desportiva e o convívio.
Só através da cooperação entre a Câmara Municipal e a sociedade barcelense é que poderemos continuar a dar melhores condições desportivas aos milhares de jovens e crianças que o querem fazer.
Nesta edição especial, em que se comemora a Festa da Taça, a Câmara Municipal de Barcelos congratula a organização e as equipas que irão disputar esta final, o FC Negreiros e a ADRC Águias de S. Mamede, pelo trabalho desenvolvido ao longo da época, não podendo esquecer todas as equipas que fazem parte destes campeonatos que em muito os têm enaltecido, através do esforço e dedicação dos atletas, para o enorme sucesso que é o Futebol Popular de Barcelos.

Deixe um comentário