Manifestação contra os incêndios em Barcelos

À feição do que acontece por todo o país, também em Barcelos está a ser convocada uma manifestação pacífica contra os incêndios. O protesto está a ser divulgado através do Facebook e está marcado para sábado, às quatro da tarde, no Largo do Município, em frente à Câmara Municipal. Em declarações à Rádio Cávado, o promotor da manifestação, Nuno Figueiredo, explica como surgiu a ideia de fazer a manifestação em Barcelos: “Depois de ver que se iam realizar outras manifestações, achei muito boa a ideia de, em vez de fazer uma grande manifestação em Lisboa que, se calhar, não mobilizava todas as pessoas que queriam fazer parte desta crítica ao estado atual das coisas, se fizesse uma manifestação local mas com cariz nacional”.

Ao final da manhã desta quarta-feira, no evento do Facebook mais de duzentas pessoas garantiam a sua presença no protesto. Contudo, Nuno Figueiredo não tem ideia de quantos manifestantes, efetivamente, irão comparecer sábado à tarde no Largo do Município: “O Facebook também pode ser enganador, por isso estou a tentar divulgar o evento ao máximo todas as formas. Já na altura de Pedrógão Grande houve pessoas que tentaram manifestar-se. A verdade é que esse sentimento era geral na população, mas isso não se refletiu em manifestações. Espero que agora não haja desculpas e que o sentimento seja mais forte ainda para que as pessoas pelo menos se façam ouvir e os responsáveis não possam passar indiferentes a esta revolta”.

O promotor da “manifestação silenciosa” em Barcelos garante não ter ligação a qualquer partido e que o protesto é apartidário: “É preciso frisar que esta manifestação é apartidária, parte mesmo do cidadão comum, e pacífica. Embora seja este Governo que está em funções, o erro não é só deste. já vem de há muito. E a mim, como a outras pessoas, não interessa que esteja lá A, B ou C, o que interessa é que as coisas estão mal e queremos ver soluções”.

Deixe um comentário