Barcelos vence Prémio Europeu ‘Destino de Turismo Cultural Sustentável’

O Município de Barcelos foi distinguido internacionalmente com o Prémio Europeu de ‘Destino de Turismo Cultural Sustentável’ promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network, na cerimónia que decorreu na quinta-feira, na cidade de Granada, em Espanha, no seguimento da candidatura realizada em julho passado na categoria “Contribuições das indústrias culturais e criativas (ICCs) para o turismo cultural”, com o tema “Barcelos Cidade Criativa – Contribuições do Artesanato e da Arte Popular como caminhos para um turismo mais sustentável”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, “este prémio é um orgulho, num universo de centenas de entidades, autoridades locais, associações, empresas e outros agentes do setor turístico de toda a Europa que se candidataram. Acima de tudo, porque se trata de um incentivo à prossecução do trabalho municipal em prol do turismo criativo como fator de desenvolvimento local, mas também dando provimento à estratégia de promoção e internacionalização desenvolvidas nos últimos anos tendo o turismo como pretexto”.

Os prémios em questão existem desde 2014 e funcionam como incentivo a uma consciencialização ética relativamente à importância da sustentabilidade no setor. A edição 2019 dos Prémios foi organizada pela ECTN em parceria com a Europa Nostra, a Comissão Europeia de Viagens e apoiada pela Rota Cultural Iter Vitis do Conselho da Europa.

A ECTN é única rede pan-europeia que se dedica integralmente ao desenvolvimento e promoção de ações que se destinam à implementação de estratégias de turismo cultural tendentes ao desenvolvimento de um setor verdadeiramente sustentável.