Marcelo destaca atualidade da mensagem do novo santo Bartolomeu dos Mártires

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, este domingo, o novo santo português Bartolomeu dos Mártires como um dos “grandes reformadores da Igreja” e sublinhou a atualidade da mensagem que espalhou há 500 anos.

“Ele viu a uma distância de 500 anos muito daquilo que é a mensagem da Igreja de hoje e de todos os responsáveis políticos de hoje”, referiu.

Uma mensagem, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, que dá prioridade aos pobres, aos sacrificados e aos sofredores e à necessidade de que aqueles que mais têm ajudarem os que vivem em piores condições.

Frei Bartolomeu dos Mártires foi este domingo canonizado, em Braga, arquidiocese em que foi arcebispo entre 1559 e 1582.

Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à celebração, destacou-o como “uma grande figura” de Portugal, um homem “excecionalmente culto e um dos grandes teólogos e pensadores do seu tempo”.

“Uma das grandes figuras da Igreja universal, um dos grandes reformadores da Igreja”, acrescentou o Presidente da República.

Frei Bartolomeu dos Mártires foi “tornado santo” em 05 de julho de 2019, por decreto do Papa, Francisco.

O decreto foi este domingo lido na Sé de Braga, oficializando assim a canonização.

(Notícia Agência Lusa)